Janeiro Branco: sugestão de pauta sobre saúde mental

Imagem: Freepik


Com a chegada de um novo ano, também chegou o Janeiro Branco. Em 2014, teve início a campanha Janeiro Branco, visando promover a conscientização e divulgação de temas ligados à saúde mental. A escolha do mês de janeiro pelos idealizadores da iniciativa ocorreu devido à sua conotação como o período em que costumamos formular planos, estabelecer metas e definir resoluções para iniciar um novo ciclo. Nesse contexto, as pessoas tendem a refletir mais profundamente sobre a qualidade de vida. Por isso, apresentamos algumas sugestões de pautas para o primeiro mês do ano.  

Caso você esteja produzindo uma reportagem especial sobre o Janeiro Branco, Carla Béck, psicóloga, consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional e CEO da Infinita Engenharia do Potencial Humano, está disponível para conversar sobre o assunto. Gostaria de agendar uma entrevista?

Seguem abaixo temas que podem ser aproveitados com essa participação:

Importância do cuidado da saúde mental

Zelar pela saúde mental é essencial, uma vez que exerce impacto direto na qualidade de vida, influenciando o pensamento, as emoções, os comportamentos e a interação social. Essa atenção deve começar na infância, prevenindo possíveis problemas que poderiam perdurar ao longo do tempo. Cuidar da saúde mental é essencial para que uma pessoa consiga lidar com diferentes emoções e situações que são naturais e comuns a todo o ser humano.

Janeiro Branco

Destacar a importância do período reflexivo que é a iniciativa do Janeiro Branco é incentivar o indivíduo a considerar sua jornada de autoconhecimento, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. O Janeiro Branco é uma oportunidade valiosa para refletir sobre emoções, buscar equilíbrio e contribuir para um ambiente de cuidado mútuo.

Agilidade emocional

A Agilidade Emocional é um princípio que destaca a maneira como uma pessoa gerencia seu universo interno, abrangendo pensamentos, emoções, vivências e narrativas, como o fator determinante para alcançar êxito, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Em termos simples, a Agilidade Emocional refere-se à habilidade de identificar e utilizar as experiências pessoais, positivas ou negativas, de forma mais consciente e eficaz.

Cuidados com a autoestima

A autoestima é construída desde a infância, influenciada por opiniões e estímulos próximos ao longo da vida. Com autoconhecimento, podemos melhorá-la com ações diárias, buscando maior autoconfiança. Em casos de autoestima muito baixa, a orientação é procurar a ajuda de um psicólogo.

Soluções para o burnout

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. O diagnóstico é basicamente clínico. Entretanto, há soluções para o Burnout: a maneira mais aconselhada é o acompanhamento com um psicólogo.  

 

Sobre Carla Béck

Carla Béck possui mais de 30 anos de experiência como psicóloga e consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional. Nestes últimos 10 anos à frente da Infinita Engenharia do Potencial Humano, em Campinas (SP), Carla reúne experiência atendendo às empresas de médio e grande portes bem como líderes em busca de aprimoramento de equipes. A psicóloga é uma das primeiras especialistas no Brasil a difundir o conceito “Agilidade Emocional”, que tem se tornado tema central de discussões do presente e importante habilidade para o futuro.

 

Assessoria de Imprensa

Agência ERA®

Mariana Cruz - Jornalista Responsável 

Comentários

Postagens mais visitadas